quinta-feira, 28 de junho de 2012

Como fazer meu cronograma de estudos


Essa é uma pergunta que frententemente recebo dos meu alunos: "Professor Neto, como eu planejo meu estudos?". 
Pensando justamente nesses alunos, resolvi dispobilizar esse modelo de planejamento que com certeza vai ajudar os alunos a manterem o foco e se disciplinarem com o fim de acelerar a aprovação nos concursos. Espero que aproveitem as dicas.
Existem várias metodologias de estudo que podem se adequar a cada estudante, mas sabemos que muitos estudantes acabam estudando de maneira errada.
Vamos apresentar uma metodologia de ciclos que foi apresentada em um dos livros do William Douglas que ajudará muito a organização dos seus estudos.
A idéia é separar um período que representará o ciclo de estudo como, por exemplo, 16 horas e dividi-lo em fases como, por exemplo, 4. Teremos, nesse caso, um ciclo de 16 horas, dividios em 4 fases de 4 horas cada, onde colocaremos as matérias. Ao término do estudo das 4 fazes, retorna-se a fase 1 para o começo de um novo ciclo. No exemplo abaixo foram 10 matérias dividas no ciclo.


Observe que algumas matérias foram repetidas e outras não. Esta divisão das matérias dependerá de alguns fatores como por exemplo:
A – Não é obrigatório utilizar o mesmo tempo de horas para todas as matérias;
B – Quanto maior o peso ou a pontuação da matéria na prova, maior será o tempo de estudo;
C – Quanto menor o conhecimento da matéria maior será o tempo;
D – Não é aconselhável estudar uma matéria mais de 2h e 30’ de uma só vez, pois após esse período, diminui consideravelmente a absorção de conhecimento;
E – Alterne entre matérias mais teóricas e mais exatas.  No exemplo acima as matérias mais exatas estão sublinhadas. Observe como existe alternância entre matérias mais exatas e teóricas;
O exemplo acima é mais recomendado para quem já tem um bom nível de conhecimento das matérias. No caso de um estudante que esteja começando é mais indicado um ciclo maior com mais tempo de horas para cada matéria, como no exemplo abaixo:


É muito importante no horário de cada matéria, estudar tanto a teoria quanto fazer muitos exercícios.
Caso tenha alguma dúvida leia o texto do Alexandre Meirelles que explica maravilhosamente esse método além de oferecer outras dicas importantíssimas para um bom estudo. Clique aqui para ler o texto.

Fonte: Rotadosconcursos

4 comentários:

Concursando disse...

Encontrei esse parte desse livro na net http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=29865018&sid=8769220681481256018226560 parece ser bom.

Matheus disse...

Ótimas dicas!!!

Matheus disse...

Obrigado e parabéns pelo blog!!

Cleize Alves disse...

Boa noite, Parabéns pelo blog as dicas são boas.